Psicanálise
Psicanálise
Freud
Freud começou a elaborar o campo da psicanálise após constatar que os sintomas apresentados por muitos de seus pacientes não decorriam de causas orgânicas, mas sim de conflitos psíquicos inconscientes. Esses conflitos, quando colocados em palavras, revelavam a causa do sofrimento de cada sujeito e amenizavam os sintomas por eles apresentados.
Desde seu início, a psicanálise tem como objetivo possibilitar que cada pessoa se questione sobre o lugar que ocupa diante das situações da vida e encontre uma forma diferente de lidar com elas, que não seja apenas por meio do sofrimento.

Lacan
Lacan foi um dos precursores de Freud, propagando a psicanálise e relacionando-a com novos os sintomas presentes no contemporâneo. Mesmo tendo avançado e desenvolvido alguns conceitos da teoria psicanalítica, Lacan nunca deixou de voltar à Freud e a base da psicanálise, privilegiando sempre o inconsciente.

Psicanálise hoje
Hoje existem diversas Escolas e Institutos que se propõe a propagar o ensino da Psicanálise a partir de um rigor teórico indispensável para esse campo, colocando a trabalho a teoria em relação aos sintomas atuais de nossa sociedade.

École de la cause freudienne de Paris (ECF) - Escola da causa freudiana de Paris